quarta-feira, 18 de julho de 2007

PARA OS APRESSADINHOS GOLPISTAS

PRESIDENTE DA TAM: GROOVING NÃO INTERFERIU Paulo Henrique Amorim . O presidente da TAM, Marco Bologna, disse durante a entrevista coletiva à imprensa que o fato de a pista principal de Congonhas não ter o chamado grooving não a torna inoperante. . E isso não interfere na aderência da aeronave na pista. . O Airbus 320 é absolutamente homologado para operar no aeroporto de Congonhas e fez ali pousos e decolagens sem problemas. . Segundo Bologna, a aeronave que partiu de Porto Alegre estava em perfeitas condições técnicas e havia passado por uma revisão no último dia 13 de junho. . O aeroporto de Congonhas é seguro. . Sobre a aderência e do grooving. Explicação de Bologna: . A pista é feita de material asfáltico que já possui aderência e não necessita de grooving (Só que segundo os dois maiores especialistas em abobrinhas, Datena e Marcelo Resende, a falta de riscos "grooving" teria provocado o acidente). O grooving é um acréscimo para aumentar a dispersão da água quando a lâmina d'água supera 3 mm. Abaixo de 3 mm, quando a pista não tem grooving, o pouso não é autorizado". . Dos dois pilotos, o mais jovem foi contratado pela TAM há dois meses. Antes ele tinha sido piloto na Transbrasil. Em junho deste ano, ele fez um novo teste de capacitação. Antes de abrir a caixa-preta é impossível saber se quem pilotava o avião era o comandante mais antigo ou este mais novo. . O Airbus 320 pesava 62,7 toneladas. O limite em Congonhas para pousar era de 64,5 toneladas. . No dia em que houve o incidente com o avião da Pantanal, a TAM operou 113 decolagens e 116 pousos nas mesmas condições do avião da Pantanal, sem qualquer ocorrência de aquaplanagem. . Após a reforma da pista, com o reinício da chuva e na ausência de grooving, Bologna não conhece nenhum boletim de alerta ou relato que impedisse operar naquela pista.

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