sexta-feira, 28 de setembro de 2007

RECORD NEWS: A GLOBO ENTENDEU O RECADO

Paulo Henrique Amorim Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.
. Na inauguração da Record News, nesta quinta feira, dia 27, à noite, a Globo sentiu o tamanho do problema que tem a enfrentar: a Record.
. O proprietário da Record, o empresário Edir Macedo, deixou claro que a estratégia da Record News – um canal de noticias 24 horas no ar, de GRAÇA – faz parte de uma estratégia para corrigir “uma injustiça” (a forma como a Globo manipulou a prisão de Edir Macedo, 15 anos atrás) e acabar com um monopólio.
. Nenhuma democracia do mundo pode conviver por muito tempo com a situação anômala de que desfruta a Globo: com 50% da audiência, a Globo detém 70% da verba publicitária.
. Como a tevê tem 50% de todo real gasto em publicidade, a Globo fica – só a Globo, rede de televisão – com 35 centavos!
. De cada real gasto em publicidade, num país que se diz democrático, e do tamanho do Brasil, a Globo fica com 35 centavos!
. Já que as instituições “democráticas” não enfrentaram o problema, o mercado vai enfrentar.
. A Record resolveu entrar de sola na fatia do mercado mais rentável da tevê aberta – a teledramaturgia -; e a Record News vai quebrar o monopólio da informação: todo mundo vai ter noticia 24 horas por dia, de GRAÇA.
. Edir Macedo falou para a Globo.
. O presidente Lula também.
. Lula terminou com uma frase que dizia assim: quando inauguro um jornal, uma tevê, uma rádio, penso naquela frase “... liberdade! liberdade!, abre as asas sobre nós!”.
. Uma prova de que Macedo e Lula foram ao centro do problema – a Globo – é que o outro orador da noite, o presidente eleito José Serra, não foi capaz de dizer uma única palavra que merecesse ser lembrada...
. Ele, que mantém uma relação “especial” com a Globo de São Paulo.
. (Por falar nisso, como disse o filosofo Paulo Arantes, na Folha, “o que pensa esse rapaz?”, o Serra?)
Em tempo: como observa amiga muito bonita, algo já mudou mesmo. Antes, a Globo, arrogante, ignorava tudo o que falavam dela. Seria dar palanque a quem não merecia. Hoje, sexta-feira, dia 28, na primeira página, O Globo publica a foto do presidente Lula com Edir Macedo, no momento em que punham a Record News no ar. Sim, cara amiga, já mudou muita coisa. O Presidente da República, por exemplo...
Meu comentário: Agora que a Rede Record tem um laboratório 24 horas no ar, espero que ela não siga rigorosamente a pauta da Globo e da Folha de São Paulo. O modelo jornalistico tem tido uma cara só nesse país, principalmente quando o alvo é o Governo do Presidente Lula e integrantes do Partido dos Trabalhadores.
Já que tem tempo demais para reportagens,
é imprescindível que seja dado a todos
os lados o direito de se manifestar.
Helio de almeida

Nenhum comentário: