terça-feira, 20 de novembro de 2007

Julgamento do TRE. Cheiro de Pizza na Paraiba

A ausência da juiza Cristina Garcez continua repercutindo
Repercussão:Vinculações de Renan Neves
causam perplexidade à opinião pública
O juiz Renan Neves pode ser acusado de tudo, menos de incoerência. Na sessão de ontem, do TRE, ele novamente comprovou sua condição de eleitor entusiasta, correligionário fiel, sobrinho leal e dedicado, atributos pouco comuns ao gênero humano, mas que não acrescentam nada à postura de um magistrado.
Apesar dos laços de parentesco com um dos réus, o vice-governador José Lacerda Neto de quem é sobrinho afim e de declarado e comprovado correligionário do governador Cássio Cunha Lima para quem contribuiu financeiramente na campanha de 2006, Renan Neves não demonstrou nenhum constrangimento para proferir seu voto inocentando totalmente os acusados. Os envolvimentos e a postura do juiz causam perplexidade a quem está fora do TRE e a sua presença na corte dispensa ao governador qualquer esforço no sentido de “desqualificá-la”, termo empregado pelo procurador Duciran Farena ao reagir à campanha desencadeada por Cássio, que expôs a corte e seus membros à maledicência das ruas.
O voto do juiz Renan Neves está reacendendo o discurso da defesa de que, o Tribunal através do relator Carlos Lisboa, não estava agindo com bom senso e isso causou a cassação do governador. O mais grave: A mudança parcial da atitude do juiz Valengo está sendo associada à escolha do novo desembargador (escolhido momentos antes da sessão de julgamento) que também seria parente afim do magistrado.
Tudo isso são fatos e contribuem para estabelecer um clima de desconfiança com relação ao Tribunal, inclusive a tão sentida ausência da juíza Cristina Garcez, que não se fez presente a uma sessão de tanta importância para os destinos do estado e não se sabe até agora as razões que impediram a magistrada de comparecer ao trabalho.
Serão dias de muita especulação até que o TRE profira a sentença final desse julgamento por enquanto empatado, mas que já sinaliza para uma mudança de rumo bastante acentuada e antecipadamente cantada nos monturos da cidade.

Nenhum comentário: