segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

F1 - Ferrari dá os primeiros passos

A Ferrari deu a largada para a próxima temporada da F-1 apresentando a F2008, seu novo carro, em Maranello, neste domingo (6). Antes do evento oficial, a equipe italiana divulgou fotos de estúdio do modelo, já com o número 1, que será representado pelo campeão Kimi Raikkonen, estampado no bico.

Este é o 54º monoposto construído pela escuderia para a disputa da categoria. Comparado à F2007, existem muitas novidades, começando pela nova unidade eletrônica, a SECU (Standard Eletronic Control Unit), que foi desenvolvida pela rival McLaren.

Devido às novas regras no campeonato de 2008, o bólido teve de se adaptar às mudanças previstas. A principal delas foi o fim do controle de tração. Entre outras, a caixa de câmbio foi alterada, para ter a durabilidade de quatro corridas. 

O cockpit foi aumentado na parte da proteção lateral, em consequência do acidente entre David Coulthard e Alexander Wurz, na Austrália, no ano passado. Isso fez o peso do carro aumentar, mas a engenharia conseguiu redistribuí-lo e mantê-lo na casa dos 600 kg.

O monocoque e as laterais também tiveram pequenos ajustes. A parte aerodinâmica foi revisada, mas a versão atual receberá uma configuração totalmente diferente para a primeira prova de 2008, o que leva a crer que o modelo deste ano não terá muitas semelhanças referente ao passado.

Entre várias mudanças, a estrutura do motor, o 056, permanece inalterada em relação ao propulsor utilizado na última etapa de 2007.

A primeira aparição da F-2008 nas pistas acontecerá nesta segunda-feira (7), no circuito particular da Ferrari, em Fiorano. Raikkonen, o número 1 da F-1, terá a missão de fazer o teste inicial do novo monoposto

Nenhum comentário: