sábado, 26 de abril de 2008

Revista aponta Rômulo Gouveia-PSDB/PB entre investigados pelo STF


A revista Congresso em Foco fez um levantamento e aponta que um em cada quatro deputados pré-candidatos a prefeito responde a algum tipo de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Dentre eles o deputado paraibano licenciado Rômulo Gouveia (PSDB). O levantamento feito pelo Congresso em Foco (clique aqui para ver a lista) traz 12 ex-prefeitos e um ex-vice-prefeito entre os deputados que tentam voltar às prefeituras ainda com julgamento pendente no Supremo.

As acusações envolvem pelo menos 12 tipos penais. Outros dois casos têm sua natureza preservada pelo Supremo. As denúncias de crime contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva, são as que mais se repetem: 13 vezes.

Na seqüência, aparecem os crimes de responsabilidade (11), cuja condenação pode resultar na perda do mandato do parlamentar, contra a fé pública, praticados por funcionários públicos e os eleitorais, como compra de votos. Também há acusação de crime contra o planejamento familiar e até de furto qualificado e estelionato (saiba mais sobre esses tipos penais).

Juntos, esses parlamentares terão de se explicar em 51 processos, sendo 32 inquéritos e 19 ações penais. Isso porque, nesses últimos casos, o tribunal já encontrou elementos para transformar sete acusados em réus. São eles: Jackson Barreto (PMDB-SE), Leandro Sampaio (PPS-RJ), Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), Lindomar Garçon (PV-RO), Sérgio Moraes (PTB-RS), Paulo Maluf (PP-SP) e Wladimir Costa (PMDB-PA).

O PMDB é o partido com o maior número de deputados sob investigação no STF. Dos 16 peemedebistas pré-candidatos, sete respondem a inquéritos ou ações penais. Entre as bancadas estaduais, a do Rio de Janeiro é a que tem o maior número de deputados investigados. Dos 13 que pretendem disputar uma cadeira nas prefeituras do estado, quatro ainda devem esclarecimentos à Justiça.

Além de um passeio pelo Código Penal, a lista também proporciona uma visita pelas cinco regiões do país. Há representantes de 20 dos 26 estados brasileiros. Além da liderança de peemedebistas e fluminenses, também chama a atenção a presença de tucanos e paulistas nesse ranking peculiar.

O PSDB tem quatro deputados sob investigação entre os seus dez pré-candidatos, e são três os representantes de São Paulo com pendências no STF, de um total de 11 interessados em ocupar o gabinete de prefeito no próximo ano.


Da Redação com Congresso em Foco 

Um comentário:

Anônimo disse...

ROMULO JOSE DE GOUVEIA É UM HOMEM SERIO,É TAMBEM RESPEITADO EM TODO BRASIL...É CONSIDERADO UMA PESSOA EXPRESSAMENTE HONESTO.........QUEM O CONHECE SABE DO SEU CARATER.RENAN PEREIRA DA SILVA JUNIOR RUA;PRES.COSTA E SILVA.413 CAMPINA GRANDE,PB