sábado, 10 de maio de 2008

F1 - Massa é pole na Turquia

Em casa", Massa crava segunda pole do ano
 
 
Huseyin Caglar/AFP

Entre Kovalainen e Hamilton, está Massa, o "piloto da casa" na Turquia

MARCUS LELLIS
de Santos


Com a "maluca" temperatura da pista de Istambul, quem soubesse lidar com os pneus sairia com a pole-position no treino classificatório deste sábado (10). Melhor para quem conhece bem o circuito, o piloto local Felipe Massa. Não, o piloto da Ferrari não se naturalizou turco. Mas após garantir a posição de honra do grid de largada do GP da Turquia pela terceira vez consecutiva, é possível dizer que o brasileiro achou sua "segunda casa".

Massa foi o mais rápido na parte que valia e no Q1. A segunda fase foi liderada por Kimi Raikkonen. O que marcou todas elas foi a constante mudança de temperatura, que complicou, e muito, o trabalho dos pilotos em busca do melhor ajuste para seus compostos. Começou com 26 graus, foi a 34, caiu pra 30, pra 28, depois foi a 36, terminando em 29.

Foi nesse cenário que Felipe conquistou a pole. Neste domingo (11), terá a companhia de Heikki Kovalainen na primeira fila, mostrando certa evolução da McLaren neste fim de semana. Lewis Hamilton também foi bem e ficou com a terceira posição, à frente do líder do campeonato Kimi Raikkonen. A já tradicional "pedra no sapato" da equipe inglesa, Robert Kubica, dessa vez não incomodou e fechou na quinta posição.

Coulthard: a novidade do top-10

A surpresa do fim de semana por enquanto é a Red Bull. Mark Webber teve mais um grande desempenho em uma classificação e vai largar na sexta posição. Novidade foi a presença de David Coulthard entre os dez primeiros, em uma temporada que está sofrendo lá nas últimas posições. Fernando Alonso, Jarno Trulli e Nick Heidfeld completaram essa lista do top-10.

Entre os outros brasileiros, Rubens Barrichello manteve sua regularidade, se classificando para o Q2. Porém, continua batendo na trave na hora de passar à última fase. Na Turquia, sairá da 12ª posição. Ao menos, superou seu companheiro de Honda, Jenson Button. Já Nelsinho Piquet não esteve bem. Sem as Super Aguri, o treino ficou mais difícil, quem é 16º colocado não escapa do corte da primeira parte. Mas o piloto da Renault não se classificaria nem se as SA ressucitassem, já que fechou em 17º.

Para finalizar, falando em Super Aguri, o cargo de "lanternas" do grid ficou vago com a desistência da simpática equipe japonesa. Mas já há uma candidata fortíssima ao lugar: a Force India. Adrian Sutil e Giancarlo Fisichella ficaram com as duas últimas posições da tabela. Tudo bem que o italiano foi punido com a perda de três colocações, mas mesmo sem a sanção, ficaria em penúltimo.

Raikkonen cria "acostamento" na pista

A sessão não teve muitas escapadas. Na verdade, teve uma e meia. No começo, Kazuki Nakajima foi dar uma passeada fora do circuito de Istambul. Raikkonen também chegou a fazer o mesmo, mas conscientemente. Para não ser punido por atrapalhar os carros durante sua volta aos boxes, resolveu abrir caminho para todos. Andando fora da pista, em um acostamento imaginário. 




Nenhum comentário: