segunda-feira, 12 de maio de 2008

Lula e sindicalistas celebram em São Bernardo 30 anos da histórica greve de 78

 

Fonte: www.politicadaparaiba.com.br


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no evento em comemoração aos 30 anos da histórica greve da Scania, em São Bernardo do Campo, nesta segunda-feira (12). O movimento iniciado no ABC paulista em 1978, marcou  o surgimento do chamado novo sindicalismo, foi decisivo para a derrubada da Ditadura Militare daria origem ao Partido dos Trabalhadores, fundado dois anos depois. 

Participam também do evento comemorativo, que acontece na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, atuais e ex-dirigentes, estudiosos do movimento sindical e personagens históricos da paralisação. 

Haverá seminário, mesas de debates e a exibição do documentário Linha de Montagem, do diretor Renato Tapajós. 

Confira a programação 

7h - Assembléia na portaria da Scania, em São Bernardo 

Com o ministro Luiz Marinho (Previdência Social) e o deputado federal Vicentinho. Também participa o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Carlos Alberto Grana, ex-presidentes da CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e os atuais dirigentes do sindicato José Lopez Feijóo (presidente), Sérgio Nobre (secretário de Organização) e Rafael Marques (secretário-geral). 

9h - "Trabalho Decente", "30 anos do novo sindicalismo, a história de uma greve", "Judicialização e criminalização do movimento sindical no Brasil". 

Laís Abramo, socióloga, e diretora do escritório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil e especialista para América Latina em temas de gênero e trabalho falará sobre "Trabalho Decente" e fará um balanço dos 30 anos da greve da Scania e o atual momento do movimento sindical. 

Paulo Vanucchi, ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do governo federal, vai abordar o "Movimento Sindical nos dias atuais - judicialização e criminalização. 

Djalma Bom, ex-deputado federal e ex-dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, falará sobre a história da paralisação de 1978. 

17h30 às 18h - Mesa debate o filme "Linha de Montagem" 

Composição da mesa 

Renato Tapajós, diretor do filme, que foi restaurado e será relançado no circuito comercial. 

Sérgio Nobre, diretor de Organização do Sindicato dos Metalúrgicos, e presidente eleito para o próximo mandato de três anos. 

Gilson Menezes, ex-dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, umas das principais lideranças da greve da Scania em 1978. 

18h às 19h30 - Exibição do filme "Linha de Montagem" 

O filme de Renato Tapajós, documentário sobre as greves dos metalúrgicos de 1979 e de 1980, foi restaurado depois de mais de 25 anos e será relançado durante o evento. 

19h30 - Mesa debate sobre os 30 anos da greve da Scania. 

Composição da mesa: 

José Lopez Feijóo, atual presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 

Luiz Marinho, ministro da Previdência Social, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Sindicato e da CUT (Central Única dos Trabalhadores). 
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário: