sábado, 21 de junho de 2008

Massa mais rápido dominou a maior parte do treino, mas a pole ficou Raikkonen

BRUNO VICARIA
de São Paulo

Felipe Massa foi o mais rápido na classificação deste sábado (20) para o GP da França de F-1, em Magny-Cours. Mas a pole-position na pista gaulesa ficou com seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen.

O atual campeão mundial foi o mais rápido quando era necessário, no Q3, registrando a marca de 1min16s449, 0s041 mais veloz que a do brasileiro. No entanto, Massa cravou 1min15s024 no Q1, o melhor tempo do fim de semana.

A festa da Ferrari aumentou ainda mais com o terceiro tempo de Lewis Hamilton, que, por causa da lambança provocada no Canadá, levou uma punição de dez posições no grid de largada da prova gaulesa e partirá apenas em 13º.

Azar para uns, sorte para outros: Fernando Alonso, que vem andando com a faca nos dentes com o carro da Renault, herdou o terceiro lugar no grid e dividirá a segunda fila com o também surpreendente Jarno Trulli, da Toyota.

Heikki Kovalainen, da McLaren, completaram o 'top-6' ao lado de Robert Kubica, que ralou com o carro da BMW, mas foi punido em cinco posições por causa da troca de câmbio e sai em décimo. Também subiram uma posição a dupla da Red Bull, Mark Webber e David Coulthard, além de Timo Glock, no segundo Toyota.

Outro que se deu bem com a McLaren foi Nelsinho Piquet. O brasileiro ficou em 11º no treino e subiu para nono com os problema de Hamilton e Kovalainen. E, como não foi promovido para a superclassificação, terá total liberdade para a escolha da melhor estratégia para seu carro.

Por outro lado, Rubens Barrichello e a Honda não tiveram muito o que comemorar. O brasileiro vem apresentando uma atuação fraca com o RA108 desde a sexta-feira e conquistou apenas a 18ª posição no grid, uma atrás de Jenson Button.

Só que, como Nico Rosberg, 15º, recebeu punição similar a de Hamilton, tanto Button quanto Barrichello subiram um posto cada. Já Rosberg sai em último, ao lado de Adrian Sutil, da Force India, na décima fila.

O GP da França de F-1 tem largada marcada para as 9h (de Brasília).

Nenhum comentário: