domingo, 17 de agosto de 2008

BRASIL PODE ULTRAPASSAR A ARÁBIA SAUDITA E SE TORNAR O DETENTOR DAS MAIORES RESERVAS DE PETRÓLEO DO MUNDO


Esse Post vi no Blog do coxipodaponte, (Está entre os meus favoritos), e passo para todos.

Voltando ao tema de um post anterior, comento uma matéria da Folha de São Paulo, do dia 13.08.2008, no caderno Dinheiro. Na matéria, há uma entrevista com o  engenheiro de petróleo Newton Monteiro. Segundo Monteiro, ex-diretor da ANP, as reservas do pré-sal brasileiro poderiam somar algo em torno de 360 bilhões de barris de petróleo (alguns analistas falam em meio trilhão de barris), ultrapassando a Arábia Saudita e se tornando o detentor das maiores reservas do mundo! Em um post anterior, eu dizia o seguinte: 

"O mapa acima elenca as bacias sedimentares brasileiras. Desde que a Petrobrás descobriu a província petrolífera do pré-sal, várias teorias vem sendo tecidas sobre as reais dimensões das jazidas brasileiras de petróleo. 

Uma que chama a atenção pelo ineditismo e pelas gigantescas implicações geopolíticas e econômicas no tabuleiro energético mundial é uma que corre nos bastidores e de boca em boca dos Velociraptors do Pentágono: as reservas brasileiras das bacias sedimentares off-shores, de Barreirinhas (Maranhão) até Pelotas (Rio Grande do Sul) conteriam reservatórios grandes de hidrocarbonetos, acima da camada de sal. Mas que seriam, tais reservas, apenas a pontinha de um enorme iceberg de petróleo, que teria vazado da imensa camada de sal. E que sob a capa de sal, jazeria uma única e gigantesca jazida de petróleo leve, que a despeito da impossibilidade de uma avaliação quantitativa, estaria deixando os Falcões da era Bush com as penas eriçadas, pois poderia conter centenas de bilhões de barris, algo como a metade das reservas mundiais provadas!"

Agora, com essa entrevista com o engenheiro e ex-diretor da ANP, e com as chances reais dessa teoria estar se realizando, aumenta a sensação de júbilo e de preocupação. Júbilo: o Brasil possuir quase a metade das reservas mundiais provadas de petróleo! Preocupação: a 4ª Frota Americana está bem aí, à porta de nosso litoral cheio de petróleo! Por que será hein?

 
 
Roberto Ilia Fernandes

Nenhum comentário: