sexta-feira, 10 de abril de 2009

Novo Blog no AR. FBI: Festival de besteiras da imprensa


Novo Blog no Ar. Tratá-se do Blog Festival de Besteiras da Imprensa, já adicionado aos meus Favoritos. O Blog é de uma determinação ácida, cortante para a falta de conteúdo de decencia da mídia. Ao mesmo tempo que corrói as besteiras, decepa as cabeças improdutivas dos donos desses jornalistas que por pensarem que não há inteligência fora das editorias, fazem papel de bobo.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Emprego na indústria já caiu 5,2% desde outubro, mostra IBGE Manchetes em matérias como esta decorrem do fato de que parte expressiva da imprensa não faz pesquisa e, aí, fala besteira, com a simples mudança de advérbios, como este do título e os mais utilizados no seu dia-a-dia: "mas", "entretanto" e "apesar", entre outros. Se os jornalistas que fizeram essa matéria no G1, pesquisassem um pouquinho, trocariam o "já" por "apenas". O "já", neste caso, dá uma conotação de "muito" ou "aceleradamente". "Apenas" daria outro sentido (o correto) de "pouco" ou "vagarosamente". Eu penso que eles saibam que há uma crise financeira internacional, com epicentro nos EUA, com influências nos países emergentes como o Brasil. Se é verdade que sabem disso, deveriam pesquisar o que está acontecendo nos países desenvolvidos e comparar com este dado do IBGE, bastando tão-somente acessar as matérias publicadas no próprio G1 ou no Uol - como eu e milhares de pessoas razoavelmente bem informadas fazem, regularmente, para formar opinião sobre qualquer assunto. Vejam o quadro nos países desenvolvidos: Somente em março de 2009, a taxa de desemprego nos EUA atingiu 8,5% (13,2 milhões de pessoas desempregadas) Taxa de desemprego no Canadá, em março, ficou em 8% (desde outubro de 2008 houve perda de 357 mil postos de trabalho) Taxa de desemprego na zona do euro, em março, chega a 8,5% Taxa de desemprego na Espanha chegou a 15,5%, em março Suécia enfrenta a maior recessão em 70 anos Taxa de desemprego na Inglaterra vai a 6,5% (fevereiro de 2009) Taxa de desemprego na Alemanha vai a 8,5% (fevereiro de 2009) Número de desempregados atinge marca histórica na França, em janeiro de 2009 (15,4% em relação a janeiro de 2008) Como queríamos demonstrar, se os jornalistas da matéria do G1 tivessem feito esta rápida pesquisa, a manchete ficaria assim "Ao contrário dos países desenvolvidos, emprego na indústria brasileira caiu apenas 5,2% desde outubro, mostra IBGE" Cabe destacar que, lá no finzinho da matéria, lemos o seguinte "Apesar da queda no nível de emprego, a folha de pagamento das indústrias registrou em fevereiro alta de 1,9% na comparação com janeiro." Essa é parte boa da notícia, que ajuda a compreender porque a economia ainda não caíu no nível "previsto" pela Oposição e parte expressiva da imprensa. Mas parece que falar sobre isso com destaque, para eles, seria besteira.

4 comentários:

Maybe Tomorrow disse...

Ola Hélio, vejamos o novo blog.


Abrs

eEUcomISSO [Tassio Bruno] disse...

fala grande hélio!
gostei do blog, quando vc colocar o link vou visitar!

agora, sobre a noticia, não vou comentar por conta da repetição de erros midiáticos
[eee, comentei!]

Fuiz mano!

Rômulo Gondim disse...

Prezado Hélio, a matéria já está em nosso site (www.romulogondim.com.br). Aproveito o ensejo para agradecer sua presença, da Osmarina e das crianças na Festa ALFA. Nos veremos em breve companheiro.

Lilian disse...

O blog FBI foi removido pelo Google hoje. Sem mais nem menos. As últimas notícias falavam sobre o acidente do Rodoanel e sobre mais abóboras da Miriam Leitão. Se puder, confira, e divulgue a notícia. Muito grave essa intervenção.