sexta-feira, 4 de abril de 2014

Nunca antes neste país o PSDB sofreu uma CPI

Acostumados a não sofrerem nenhum tipo de CPI, os governos dos PSDB em São Paulo e Minas, além do Governo do PSB em Pernambuco, agora vão sofrer por parte do Senado Federal sua primeira CPI. A base aliada do Governo Federal conseguiu juntar assinaturas suficientes para promoverem essa investigação, pois pairam nesses governos, suspeitas de desvio de dinheiro, pagamento de propinas, super faturamentos nesses estados com dinheiro público advindo da esfera federal. É a primeira vez, que em vinte anos de PSDB em São Paulo e 12 anos de PSDB em Minas que esses estados sofrerão investigação, pois, nos Estados em questão, a base aliada nunca permitia qualquer investigação.
Em relação a Pernambuco é uma resposta que a base aliada dar a Eduardo Campos depois que ele rompeu com o Governo de Dilma Roussef e assinou o pedido de CPI da Petrobrás da oposição.
Na verdade, o CPI da base aliada é a prova de que o governo não teme investigação, pois durante o Governo Lula, foram realizadas nada mais nada menos que 24 CPIs até o ano de 2009 nas véspera de uma eleição presidencial, além do julgamento do mensalão às vésperas das eleições para prefeito em 2012.
A segurança que tem o governo federal, o mesmo nao pode ser dito do PSDB, pois o PSDB sempre saiu ileso de qualquer tentativa de pedidos de CPIs e não foi por falta de motivo, sempre pela força de que os seus governos detêm.
Está ai, na terça feira, saberemos como se darão as instalações das CPIs, se uma, agregada com o pedido da base aliada, ou as duas funcionando individualmente, ou se nenhuma, já que é possível isso acontecer, uma vez que Renan Calheiros jogou para a CCJ a decisão das instalações das CPIS.

Nenhum comentário: