sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ALIMENTOS A BASE DE SOJA FAZEM MAL À SAÚDE – 7 FATOS QUE COMPROVAM

ALIMENTOS A BASE DE SOJA FAZEM MAL À SAÚDE – 7 FATOS QUE COMPROVAM

POR GLAUBER SILVA.

Existe uma forte propaganda em relação aos supostos benefícios da soja para saúde, mas a verdade é que a soja está muito longe de ser um alimento recomendado para quem busca uma vida saudável e consequentemente um corpo em forma.

Acontece que a soja é um alimento inflamatório e contém anti-nutrientes que dificultam a absorção dos nutrientes que você precisa para ser saudável. Vamos entender essa história melhor!

Soja é um grão da família das leguminosas, assim como feijão, lentilha, ervilha, amendoins etc. Já sabemos que todos os grãos e leguminosas possuem anti-nutrientes, alguns em maior quantidade e outros em menor quantidade. Você também já sabe que esses anti-nutrientes não estão nem aí pra você.

Esses anti-nutrientes são responsáveis por impossibilitar a absorção dos minerais e nutrientes no seu organismo. Ou seja, enquanto você imagina que ao ingerir grãos está abastecendo seu organismo com bons alimentos, na verdade estes grãos estão lançando substâncias que impedem a absorção dos minerais e nutrientes que seriam bons para você.

Soja não tem nada de saudável!


Mas esse é só o começo dos problemas, além dos anti-nutrientes impedirem que você absorva os bons nutrientes, uma série de outros problemas podem ser observados.

A soja apesar de ter a fama de ser um alimento saudável, graças a publicidade mentirosa que a cerca, também não está livre das características inerentes aos grãos e leguminosas.

Vamos então falar sobre alguns fatos muito ruins e COMPROVADOS relacionados ao consumo constante de soja:

Fato 1: O Ácido Fítico Está Presente Na Soja

O ácido fítico, conhecido também como fitato é um anti-nutriente encontrado em diversos grãos e leguminosas, inclusive na soja.

Quando você passa a ingerir alimentos a base de soja constantemente, o ácido fítico faz com que você passe a ter dificuldades para absorver alguns nutrientes e minerais.

Com o tempo você passa a ter deficiência nesses nutrientes, que são os seguintes: cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Ferro (Fe), Cromo (Cu) e Zinco (Zn). Além disso, a absorção proteica também é inibida, ou seja, muitas das proteínas que seriam absorvida, não são.

Fato 2: Soja Provoca Problemas Hormonais.

A soja provoca um afeito estrógeno, isso quer dizer que meninos que passam a consumir constantemente produtos a base de soja terão dificuldades na puberdade e durante o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Pois estarão ingerindo em excesso o hormônio predominante feminino.

Em outras palavras, pode-se dizer que o consumo constante de soja em crianças prejudica o desenvolvimento natural e puberdade, promovendo a feminilização através da ingestão das altas doses de estrogênio encontradas em produtos a base de soja ditos “saudáveis”.

Fato 3: Soja Provoca Deficiência De Vitaminas Importantes.

Vitaminas importantes como a vitamina B12 e a vitamina D passam a ficar mais escassas devido ao constante consumo de alimentos a base de soja. Essas vitaminas são de extrema importância para o nosso organismo.

A vitamina B12 atua de forma fundamental na formação do sangue, previne problemas cardíacos e derrame cerebral. Além de ser importante para uma boa manutenção do sistema nervoso.

Já a vitamina D é constantemente citada como sendo importante para os ossos e prevenção de doenças como diabetes, câncer, Alzheimer e doenças cardiovasculares.

Olhando desse ponto de vista, não parece ser muito inteligente consumir um alimento que provoque a deficiência dessas vitaminas não é mesmo?

Fato 4: A Soja Favorece o Desenvolvimento De Hipotireoidismo.

Hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela deficiência de hormônios produzidos pela glândula tireoide.

Essa condição além de provocar um aumento considerável no ganho de peso também provoca outros sintomas como lentidão muscular, diminuição da frequência cardíaca e inflamações por todo o corpo.

Resumidamente falando, ao se consumir soja constantemente uma deficiência em hormônios importantes (T3 e T4) produzidos pela glândula tireoide é desencadeada, o que favorece o desenvolvimento do hipotireoidismo.

Fato 5: A Soja é Um “Alimento” Altamente Tóxico.

A soja talvez não devesse nem ser considerada como alimento para nós, ela não é comum ao organismo humano e provoca diversas consequência e transformações corporais. Além de possuir anti-nutrientes que impossibilitar a absorção de diversos nutrientes a soja também contém altos níveis de alumínio e manganês.

Existem mais de 300 estudos comprovando a toxicidade da soja, você pode consultar os estudos no site http://www.westonaprice.org/. Este site é um dos maiores sites de nutrição do mundo e conta com milhares de estudos e colaboração de diversos profissionais de saúde e nutrição atualizados e engajados.

Fato 6: A Proteína Da Soja é Incompleta.

De forma resumida, podemos dizer que proteínas são formadas por aminoácidos, nosso corpo já produz certos aminoácidos, mas precisa buscar outra parte destes aminoácidos nos alimentos que possuem proteínas de qualidade como: carnes no geral, peixes e frutos do mar no geral, ovos de galinha, codorna etc. Apesar de possuir proteínas, a soja não é recomendada como boa fontes de proteína pelo simples fato de não ter alto valor biológico, sendo assim não supre as necessidades de aminoácidos necessários para o nosso corpo.

Proteínas de qualidade e que suprem nossas necessidades são resumidamente as encontradas em fonte animal!

Fato 7: A Soja Comercializada é Extremamente Modificada Geneticamente.

A indústria visa lucros e busca sempre formas de produzir mais por menos. Seguindo essa linha de pensamento, diversas modificações genéticas são realizadas. Alterações no DNA da soja são constantemente realizadas a fim de se obter plantas mais resistentes nas lavouras.

A soja transgênica é praticamente um X-Man, após tantas modificações o que era ruim se tornou ainda pior.

Genes foram incluídos para que a planta seja capaz de sobreviver e destruir possíveis pragas e ameaças na lavoura. O que reflete também na destruição do nosso organismo. Um “alimento” perigoso e cancerígeno.

Bônus: Existe Uma Forma Saudável De Consumir Soja?

Na culinária oriental é muito comum o consumo de soja, mas o consumo por lá é realizado a partir da soja fermentada. Um alimento que é muito comum por lá se chama Tofu, é um tipo de queijo produzido a partir do leite de soja.

Mas isso não quer dizer que seja saudável consumir a soja desse jeito, mas é menos pior, tendo em vista que diversos estudos apontam que durante o processo de fermentação boa parte dos anti-nutrientes tem seus níveis reduzidos.

Conclusão

Pense duas vezes antes de consumir os produtos “saudáveis” derivados da soja. Só porque tem uma modelo bonita e feliz da vida no comercial de TV falando que para ser saudável é preciso tomar leite de soja, não quer dizer que seja verdade.

A indústria movimenta muito dinheiro e investe pesado para ter retorno sobre seus investimentos, enquanto não existe regulamentação para proibir esse tipo de propaganda (igual existe para o cigarro), a indústria continuará investindo pesado para te convencer de que soja é um alimento saudável.

Mas a literatura e os estudos científicos estão aí disponíveis para comprovar que o consumo contante de soja é extremamente prejudicial a saúde geral e também pode influenciar no ganho de peso. Portanto, fiquem atentos!

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